Box, Google e Yammer são melhores serviços de colaboração social, diz estudo

De um modo geral, todos os fornecedores se saíram bem no sistema de critérios de classificação da Forrester - cinco classificados como “líderes” e três identificados como “de forte desempenho”

A consumerização envolve mais do que profissionais da tecnologia enfrentando a chegada de smartphones e tablets pessoais em suas organizações. Tendências de consumo, como as mídias sociais, também estão mudando muitas das antigas regras enquanto os funcionários encontram novas formas de comunicar e colaborar.
Acima e além das ferramentas de redes sociais que decolaram espetacularmente no mercado de consumo - especialmente o Facebook e o Twitter – muitas empresas desenvolveram serviços de colaboração para os trabalhadores de suas companhias.
Em uma recém-lançada avaliação competitiva desse mercado emergente, a empresa de pesquisas Forrester avaliou oito prestadores de serviços de colaboração - Box, Cisco, Citrix Online, Google, IBM, Microsoft, Salesforce e Yammer (que foi comprada pela Microsoft há dois meses).
Todos os fornecedores se saíram bem no sistema de critérios de classificação de 38 pontos da Forrester - cinco classificados como “líderes” e três identificados como “de forte desempenho”.

Na parte de consumerização, a pesquisa elogiou três das empresas - Box, Google e Yammer. Elas cresceram fortemente por “fornecerem ferramentas fáceis de usar e que funcionaram”. Elas também cresceram na nuvem, então “querem mudar o ponto de vista de TI sobre a implantação de software empresarial”.

Dos 690 entrevistados, apenas 14% têm substituído a maior parte ou todo seu software de colaboração por serviços em nuvem, e apenas outros 14% disse que pretende fazer isso nos próximos dois anos. Enquanto isso, apenas 34% pretende complementar seu software de colaboração com SaaS (software como serviço, em inglês), e 40% dos entrevistados relataram à Forrester “não ter planos” de usar ferramentas de colaboração de SaaS”.

Então o que está impedindo essas empresas de adotarem um serviço que poderia torná-las mais competitivas e lucrativas? O tipo de perguntas que todo profissional inteligente de TI faz ao avaliar uma nova tecnologia: é segura? É escalável? Pode ser facilmente integrada em nossos sistemas? Posso contar com suporte do fornecedor?

Essas são também as perguntas que a Forrester diz terem sido repetidamente levantadas em mais de 70 questionários recebidos no ano passado sobre serviços de colaboração baseados em nuvem.

A consumerização de TI na empresa pode ser inevitável e irreversível, mas não pode negar a regra básica e fundamental das redes de computadores: o material todo tem que trabalhar junto e com segurança.

Data de publicação: 27 de agosto de 2012
Fonte: Boa Informação


• Notícias:

» A morte e o renascimento do e-mail
» Microsoft afina Yammer para a colaboração
» Office 365 terá integração com a Yammer, uma rede social corporativa
» CEO da Yammer prevê fim do Vale do Silício como o conhecemos hoje
» Box, Google e Yammer são melhores serviços de colaboração social, diz estudo
» Por dentro da compra do Yammer pela Microsoft
» Comprada pela Microsoft, Yammer é mais rentável que o Facebook
» Microsoft reforça seus serviços para empresas com a compra do Yammer, o “Twitter corporativo”
» Microsoft compra Yammer por US$ 1,2 bilhão
» Crise mundial desafia empresas inovadoras a obter receitas
» Yammer, o Twitter das empresas
» Yammer - o twitter corporativo
» Yammer - Twitter para colegas de trabalho
» Yammer na visão de Renato Shirakashi
» Microblog Yammer vence TechCrunch50
» Yammer, igual ao Twitter, só que útil



Site alternativo em português: www.yammer.com.br - by Murilo Gagliardi
Site oficial: www.yammer.com